segunda-feira, 16 de março de 2009

O retorno da censura



Moradores protestam por não aceitar a situação em que está após o pleito de 2008.















Imprensa de Itabirito vem ocultando da população o escândalo na prefeitura, onde irmão ocupa cadeira para outro irmão continuar mandando






Por Herivelton Moreira da Costa



Chico Buarque, o ícone do fim da censura brasileira, certamente ficaria irado com o que acontece em Itabirito. De Janeiro para cá os jornais que circulam pela cidade só fazem por “atacar” a oposição e “defender” a administração do prefeito interino Alexander Salvador e seu irmão, o ex-prefeito, Waldir Salvador, o Juninho.

Alguns textos são hilários, principalmente os do jornal O Grito, que não disfarçam a posição do veículo. Eis algumas pérolas: O Grito, edição 313, de 25 a 31/01/2009 – “O Tribunal de Contas não conhece nossos opositores, por isto, acabam concordando com eles..” O jornal se coloca como parte da administração.

Na coluna do Wilson Luiz de Oliveira da edição do dia 14/02/2009, está publicado: “O prefeito Juninho, pode até não ser perfeito, mas ninguém é mais gestor, como ele, não temos outros...” Nesta mesma edição temos a matéria que informa à população sobre o “altruísmo” do ex-prefeito que hoje trabalha como voluntário. Nota-se que o texto tem fio, mas não contém os dizeres Informe Publicitário, como determina a lei.

O melhor de todos, entretanto, é o título da primeira página da edição 310 de 10/01/2009, onde o jornal O Grito estampa: “Reinicia, o segundo governo `Interino´ dos Tucanos”. O jornal Regional, que circula em Mariana, Ouro Preto e Itabirito, é mais profissional, mas também não dá voz e vez a oposição.

Alguém aí acredita que os jornais e rádios de Itabirito são “voluntários” como o ex-prefeito? Existem informações de que só um deles teria recebido R$ 35 mil de verba publicitária. Se for verdade a tabela de anúncios na cidade supera, em muito, o centímetro por coluna de jornais de grande porte no estado.

Alô Ministério Público: é preciso segurar o dinheiro público antes que escorra pelo ralo.



3 comentários:

  1. Parabéns. É necessário que a moralidade e a ética a muito esquecidas voltem a vigorar em Itabirito. O Povo clama por justiça

    ResponderExcluir
  2. OLÁ COMPANHEIRO (A),

    VOCÊ JÁ FEZ SUA ADESÃO AO ABAIXO ASSINADO CONTRA O ASFALTAMENTO DA ESTRADA REAL - TRECHO RIO ACIMA A ITABIRITO?
    VAMOS ACESSAR O SITE?
    Sua participação é extremamente iomportante para o MOVIMENTO.

    Amigos e amigas da Rede Rio das Velhas,

    Por favor, assinem o manifesto contra o asfaltamento do único trecho da Estrada Real, entre Rio Acima > Itabirito e que deverá ser enviado para o DER e Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Turismo e Cultura e para a ALMG.
    Acessem o seguinte endereço:
    http://www.euconcordo.com/contra-asfalmento-da-estrada-r.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DER já autorizou o CALÇAMENTO EM BLOCOS INTERTRAVADOS do trecho Rio Acima a Itabirito.
      Com isso consagra-se a vitória dos ambientalistas e dos defensores da memória cultural e da derrota daqueles que pediam o asfaltamento criminoso que iria descaracterizar a história colonial que agora será preservada.

      Excluir