terça-feira, 24 de março de 2009

“Curiango” diz que Newtão pode peitar Hélio Costa na convenção do PMDB no ano que vem




Também chamada de bacurau, curiangu, coriavo, engole-vento e mariangu, a ave "Curiango" tem hábitos noturnos, quando prefere manter-se acordada e atacar suas presas mais facilmente.



Por Abreu Saldanha


Um leitor que atende que pela singela alcunha de “Curiango”, postou comentário neste espaço acerca da matéria “Hélio Costa, Pimentel, Patrus e Anastasia, o candidato a “Cristiano Machado do Século XXI”. Observa o atento leitor que, contrariamente ao que deu a parecer o texto deste escriba, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, não goza de posição tão cômoda quanto parece no seio do PMDB mineiro. Segundo “Curiango”, a despeito da invejável posição que ostenta na pesquisa Datafolha divulgada no último final de semana, é preciso lembrar que Hélio Costa está na estrada na condição de "candidato a candidato a governador" há mais de 20 anos, daí o recall de que hoje desfruta.

“Curiango” chama atenção ainda para um fato que pode realmente provocar debate: afinal, quem é o verdadeiro grupo de Hélio Costa no PMDB? O leitor desafia, em seu comentário, alguém apresentar um helista “seguidor fiel e com representatividade política”.

Não bastasse, “Curiango” ainda adverte que para se consagrar candidato pelo PMDB à sucessão de Aécio Neves, o atual ministro das Comunicações terá que se haver com o ex-governador Newton Cardoso, este sim, segundo o leitor, verdadeiramente o controlador de grande parte dos diretórios do PMDB em Minas. E, conforme dá a entender “Curiango” em seu comentário à postagem de ontem, Newtão ainda não perdeu seu jeitão “trator” e já teria deixado escapar a ouvidos mais privilegiados de seu convívio de que pode ir à convenção bater chapa com Hélio Costa só para manter a escrita de que o PMDB é mesmo um partido “partido”.


  1. Curiosidade histórica Em 1998, para conseguir sair candidato pelo PMDB, o ex-presidente Itamar Franco – este sim amigo de priscas eras de Hélio Costa – teve que se dobrar à vontade do trator Newtão, aceitando-o como vice em sua chapa. Deu-lhe o troco depois, como é do estilo de Itamar, deixando-o na mão, sem qualquer poder no pífio governo que desenvolveu nos quatro anos em que ocupou a cadeira onde um dia sentaram-se homens da estirpe de Afonso Pena, Israel Pinheiro e Tancredo – ou mesmo Magalhães Pinto, para que não sejamos acusados de “pessedismo enrustido”.
  2. Curiosidade ornitológica “Curiango”, comumente conhecido no Brasil por “Bacurau”, é uma ave noturna, de longos rabos. Detalhe importante é que o atencioso leitor postou seu comentário altas horas da noite, fazendo jus, portanto, ao apelido com que se auto-intitula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário